Trocas no marketing e na presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Silvio Santos do Nascimento, que vinha presidindo o órgão, volta para a sua diretoria de marketing e comunicação, para dar espaço a Gilson Machado reassumir a presidência.
Machado, sanfoneiro que participou de vários vídeos com Jair Bolsonaro, já havia presidido a Embratur entre 2019 e o final de 2020, quando saiu para assumir o Ministério do Turismo. Este ano, ele se afastou também do cargo para concorrer ao Senado por Pernambuco, sendo derrotado com a eleição da petista Teresa Leitão.
De acordo com a publicação desta sexta, 18/11, no Diário Oficial da União, tanto Gilson Machado quanto Silvio Nascimento ganham seus cargos com mandato de quatro anos.
As agências da Embratur
A Embratur é atendida, na área de publicidade, pelas agências Calia e Propeg, selecionadas em maio de 2021, após concorrer com outras nove agências por uma verba definida como R$ 54 milhões.
A conta de RP está com as agências FSB e Ogilvy, que renovaram seus contratos, emergencialmente, em 29/07/2022, com validade até 01/08/2023 ou até que se encerrasse a concorrência que o órgão iria lançar. O que, até agora, não aconteceu e ficará a cargo do mandato de Lula.
Assim como em 2021, a Embratur não revelou este ano a verba alocada para cada uma. Mas, na renovação de 2019, quando a Embratur ainda era Empresa Brasileira de Turismo e as coisas eram mais transparentes, para a FSB havia sido estabelecida uma verba de R$ 2.730.072,65 e para a Ogilvy R$ 5.246.607,85.
Na área digital, a concorrência chegou ao fim este mês de novembro, com a agência In.Pacto se sagrando vencedora. A verba prevista no edital era de R$ 9,2 milhões.
(Foto de Jair Bolsonaro e Gilson Machado por Alan Santos/PR)
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